Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Centro Raimundo Nonato é 1ª escola com aplicativo de emergência para segurança

Por: Caroline Mesquita - 08/09/2017 - 15:31

Foto: Erich Macias

O Centro Educacional Raimundo Nonato é a primeira escola da rede estadual a usar o aplicativo de segurança Safety Security. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a comunidade escolar conheceram o funcionamento do aplicativo na tarde desta terça-feira, 5, junto à entrega de equipamentos eletrônicos e materiais mobiliários para a instituição.

O aplicativo é disponibilizado pela empresa Ativa System – prestadora de serviços de vigilância monitorada – aos diretores das escolas da rede estadual.  A gestora do Centro Raimundo Nonato, Nilzete Mendes, comenta que a ferramenta funciona muito bem, pois no último fim de semana o alarme da escola acionou e em menos de cinco minutos a equipe de patrulhamento chegou para averiguar a situação. “A segurança está na palma da nossa mão e funciona”, afirma.

O aplicativo possui o botão de pânico para emergências. É possível enviar fotos e vídeos, além de mandar a localização exata por GPS da ocorrência. O Centro Raimundo Nonato está equipado com 64 câmeras e 72 sensores. As imagens têm acompanhamento 24h e são enviadas para a Central de Monitoramento.

Furto e vandalismo
O Centro Educacional Raimundo Nonato sofreu furto e vandalismo no dia 4 de agosto. Além de levarem computadores, aparelho televisor, ventiladores, frigobar, entre outros, os vândalos quebraram portas, janelas e carteiras da escola. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar conseguiu recuperar boa parte do que foi levado, mas muitos objetos estavam danificados.

O centro passou por reforma e aparelhamento de materiais. Nesta terça, a Seed entregou centrais de ar, bebedouros, conjuntos para refeitório, computador, data show e bomba d’água. E por meio de doações foram adquiridos equipamentos eletrônicos, mobiliário e equipamentos industriais para a cozinha da escola.