Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Amapá apresenta projeto de valorização profissional da educação em Brasília

Por: Minália Trugillo - 07/07/2017 - 16:37

Foto: Diego Mello Climaco/ Consad

Experiências executadas e em processo de implantação pelo Governo do Amapá, que visam a qualificação e valorização do servidor da Educação e a melhoria na prestação de serviços, foram apresentadas nesta sexta-feira, 7, durante a 10ª edição do Congresso Consad de Gestão Pública, que ocorre em Brasília. O projeto de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), foi selecionado entre 147 trabalhos de todo o Brasil para integrar o evento, que recebeu mais de 400 propostas.

A apresentação do Amapá enfatizou a implantação da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas na Seed, em 2016, que marcou o início da modernização, facilitação e suporte no setor já existente do órgão, que é a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH). A iniciativa inovadora do GEA, dentro da Seed, propôs a democratização da gestão, construindo planos que valorizam o profissional e aperfeiçoem as ações da secretaria, em relação a uma educação pública de qualidade.

Iniciativas como a organização de processos, que inclui a atualização cadastral realizada na Seed, pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), a Central de Frequências (emitidas hoje com código de barra), além da regulamentação da movimentação e carga horária dos servidores foram apresentadas aos congressistas. Hoje, duas vezes ao ano, em datas pré-estabelecidas e com prazo, o servidor pode requerer, com justificativa, sua movimentação. O pedido é analisado pela Seed avaliando, também, a necessidade da escola. A medida visa organizar e garantir o direito do servidor, sem gerar qualquer prejuízo ao estabelecimento de ensino.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Neirian Quadros, avalia que o setor não pode ser visto isoladamente das demais áreas que envolvem a administração pública. É preciso planejamento para articular mecanismos de capacitação dos servidores, propiciando melhorias na qualidade de trabalho e no atendimento à população. Com esse foco, as principais entregas do Governo do Amapá, na Seed, para o segundo semestre de 2017, serão os ambientes de atendimento.

Super Fácil Educação

Também está previsto para o segundo semestre, a implantação do Super Fácil Educação. O espaço visa a humanização e a celeridade no atendimento. Os servidores da Educação terão em um único espaço, um catálogo de serviços, como solicitação de licença, movimentação do servidor, documentação funcional, entre outros, aliando a qualidade no atendimento e redução da burocracia. Além disso, será implantando um Centro de Formação, Desenvolvimento e Atendimento à Saúde na Educação.

A proposta é centralizar todo atendimento de qualidade de vida e de valorização profissional, com projetos e programas voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional desse funcionário. Em um único espaço, o servidor da Educação poderá estudar, se capacitar e cuidar da saúde.

Para a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, as novas ações desenvolvidas dentro da Seed, buscam criar um modelo que propicie ganhos na eficiência das entregas, respeitando os direitos funcionais dos servidores. “É mais que um desafio, é a valorização de uma classe que tem a missão de educar”, afirma.

Consad

A 10ª edição do Congresso Consad reunir cerca de duas mil pessoas entre servidores públicos, estudantes e especialistas em gestão pública, entre os dias 5 e 7 de julho. Por ser um ano comemorativo, a programação foi pensada no atual cenário econômico e político do país, na trajetória e nos resultados obtidos pelo evento, que hoje representa o maior congresso de gestão pública do Brasil.

Além de palestras e plenárias, o evento contou com painéis que reuniram experiências de diversos órgãos públicos de todo o País.