Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Prêmio Gestão Escolar está com inscrições abertas

Por: Wellington Costa - 18/05/2017 - 13:17

Foto: Sem Autor da Midia

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017. Escolas públicas estaduais e municipais podem se inscrever até o dia 14 de agosto pelo site do concurso. O prêmio tem como objetivo estimular as escolas públicas a mostrarem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

O PGE é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação. A inscrição das escolas interessadas em concorrer será realizada exclusivamente online, mediante o preenchimento do cadastro disponível no site www.consed.org.br/pge, que permitirá o acesso às ferramentas de autoavaliação e às instruções gerais acerca da elaboração do Plano de Melhorias. Não poderão participar as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE-2015.

O processo de seleção compreende quatro etapas: 1ª) Etapa Local; 2ª) Etapa Estadual; 3ª) Etapa Regional; 4ª) Etapa Nacional. O PGE 2017 será concedido por meio de diploma, nas categorias "Escola Destaque Local", "Escola Destaque Estadual/Distrital", "Escola Destaque Regional" e "Escola Referência Brasil".

Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil", além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil".

No Amapá, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) tem estimulado os gestores a participarem do prêmio, como forma de fortalecimento do sistema educacional. “Esse é o momento de as escolas divulgarem as boas ações pedagógicas desenvolvidas, compartilhando, assim, com o restante do país”, reforçou a secretária-adjunta de Política da Educação, Dina Melo.