Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Escola Gabriel de Almeida Café inaugura primeiro refeitório climatizado

Por: Thiago Soeiro - 16/05/2017 - 16:52

Foto: Erich Macias

Pensando no bem-estar dos alunos e na melhoria da qualidade dos serviços de alimentação nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) inaugurou nesta terça-feira, 16, o primeiro refeitório climatizado da rede estadual de ensino. O espaço na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café atenderá cerca de dois mil estudantes.

O local onde funciona o novo refeitório era uma sala multiuso que foi adaptada para receber os alunos. O local possui duas centrais de ar e conta com uma equipe de 10 manipuladores de alimentos, divididos no turnos da manhã, tarde e noite.

“Reformamos o piso, pintamos, adquirimos novas mesas e também a instalamos uma cozinha industrial. Tudo pensando no melhor para os nossos alunos”, destacou o diretor, Mai Sarraff.

Para a secretária adjunta de Política Educacional, Dina Melo, este espaço é um avanço para a escola e um ganho para os alunos. “O aluno precisa de um ambiente adequado para se alimentar, e a alimentação escolar é direito garantido aos estudantes pelo governo do Estado e governo federal. Este local é um ganho para todos nós, pois nosso objetivo a partir daqui é expandir a ideia para outras unidades escolares”, afirmou a gestora.

O cardápio de inauguração do refeitório foi uma tradicional feijoada. “A escola estava mesmo precisando desse espaço. O nosso antigo refeitório já estava bem ruim, mas agora vamos poder ficar em um local bonito e sem calor”, comemorou o estudante do terceiro ano, Anderson Marques.

Alimentação escolar

As escolas da rede estadual seguem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A iniciativa busca contribuir com o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes por meio da formação de hábitos alimentares saudáveis, com a oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.