Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Alunos de Tartarugalzinho exercem a democracia em eleição para representante de turma

Por: Sem Autor - 08/05/2017 - 16:55

Foto: Sem Autor da Midia

Estudantes da Escola Estadual Professora Maria José de Nazaré Ferreira Lima, no município de Tartarugalzinho, tiveram um encontro com a democracia, na última sexta-feira, dia 5.

Os jovens participaram das eleições diretas para a escolha dos representantes de turmas. A ação teve a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 8ª região, através do Programa Eleitor do Futuro, propondo que os estudantes debatam e aprendam mais sobre democracia, a importância do voto consciente e do processo de escolha das lideranças.

A eleição foi organizada pela Comissão Permanente de Eventos da escola (CPE), composta por professores e gestão escolar. A Comissão elaborou o projeto, divulgou e preparou os candidatos, através de palestras nas turmas.

Além disso, houve a impressão dos títulos, inscrição dos candidatos e campanha. A votação foi marcada pela participação do desembargador presidente do TRE, Manoel Brito e da diretora geral do TRE Ana Bela. Os estudantes escolheram seus candidatos, através de urna eletrônica, disponibilizadas pelo Tribunal.

Ao todo, a escola recebeu 47 chapas inscritas, distribuídas em 14 turmas e divididas em duas sessões. 439 estudantes participaram da iniciativa.

Os jovens receberam informações sobre as funções do mesário durante um processo eleitoral, além de conhecer todos os procedimentos de preparação das urnas até a apuração final dos votos, bem como, esclarecer as atribuições feitas por todos os componentes envolvidos no processo eleitoral.

Para a gestora da escola, Alessandra Barbosa da Silva, ao chegar no final do processo, todos os envolvidos, perceberam o quanto a iniciativa valeu a pena. “Foi um grande aprendizado. Um início de responsabilidade para nossos alunos e lição de cidadania. Foi muito gratificante perceber que os alunos acreditaram e vivenciaram o projeto”, afirma.

A Escola Professora Maria José de Nazaré Ferreira Lima é a pioneira neste projeto, no município de Tartarugalzinho. “Esperamos que a iniciativa permaneça em nosso plano de ação, de agora em diante”, reforça a gestora.

Projeto Eleitor do Futuro


O Programa Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens, de 16 e 17 anos. No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Esta atividade se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, estimulando a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.