Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Estudantes da rede estadual contam com serviços de saúde nas escolas

Por: Paula Monteiro - 05/05/2017 - 10:08

Foto: Sem Autor da Midia

O cuidado com os estudantes da rede estadual de ensino ultrapassa o processo de ensino-aprendizagem no Amapá. Além do conhecimento curricular e dos cuidados nutricionais habituais, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando (Nase), oferece, ainda, atendimentos odontológicos, oftalmológicos, orientações de saúde sexual e de prevenção às drogas gratuitamente nas unidades.

Desde 2008, o núcleo fomenta a qualidade de vida de alunos, de 6 a 14 anos, em diferentes aspectos que refletem no rendimento escolar e na cidadania. São realizadas ações de promoção e prevenção à saúde dos estudantes, com atendimentos odontológicos, oftalmológicos e palestras sobre a sexualidade (gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis- IST), o combate às drogas, entre outros.  A unidade também trabalha com campanhas educativas nacionais e estaduais sobre o combate à dengue, o tabagismo, o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e o Dia Mundial de Combate à Aids.

Saúde bucal

Em novembro de 2016, o núcleo atendeu 600 crianças com serviços odontológicos gratuitos na Escola Estadual Lagoa dos Índios, por meio do projeto Ação de Saúde Bucal. Na oportunidade, os alunos tiveram orientação sobre saúde bucal, aplicação de flúor e encaminhamento para tratamento odontológico. A iniciativa conta com o apoio de dentistas, técnicos de saúde bucal, além de acadêmicos de odontologia, que atuam como voluntários da ação. 

O diagnóstico é enviado para a escola juntamente com um encaminhamento, que dará ao aluno o direito de ser atendido no Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando (Nase), que funciona na Seed.

Atendimento oftalmológico

O núcleo também oferece atendimento oftalmológico gratuito aos estudantes da rede pública de ensino. Eles são atendidos a partir do encaminhamento do clínico geral juntamente com o Cartão do Sistema único de Saúde (SUS). O agendamento é feito na Unidade de Atendimento Oftalmológico (Uaof), o qual funciona na estrutura do Nase, que fica no prédio da Secretaria de Educação. 

Alguns atendimentos são estendidos para fora da escola visando garantir a assistência integral do educando. Nos casos em que o estudante é diagnosticado com algum quadro oftalmológico mais grave, o mesmo é encaminhado para acompanhamento ambulatorial na rede SUS. São realizados até em 20 atendimentos por mês no Centro de Promoção Humana “Frei Daniel de Samarate” (Capuchinhos), localizado na Avenida FAB, no bairro Santa Rita. 

Além desses encaminhamentos, a unidade também realiza palestras e oficinas de Acuidade Visual, voltadas aos professores no sentido de instrumentalizá-los para a aplicação do teste de Acuidade Visual junto aos educandos, tudo isso, visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, bem como a qualidade de vida dos mesmos. O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, também é desenvolvido pelo Nase. Os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem serviços de saúde, orientação sobre direito sexual e reprodutivo e promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, além de informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.