Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Alunos das Escolas do Novo Saber fazem teste de conhecimentos

Por: Thiago Soeiro - 12/04/2017 - 14:40

Foto: Erich Macias

Os alunos das oito Escolas do Novo Saber (Tempo Integral) tiveram dois dias de avaliações diagnósticas. Os testes foram aplicados na terça, 11, e quarta-feira, 12, em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) para mensurar o conteúdo aprendido no ensino fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

No Colégio Amapaense, foram 178 alunos que fizeram os testes. O diretor da instituição, Antônio de Lima, considerou que a avaliação serve para nivelar o conhecimento dos estudantes, para seguirem os estudos sem defasagem no ensino.

“Nós vamos poder conhecer as dificuldades dos nossos alunos, percebendo o nível de conhecimento em que se encontram. Isso irá contribuir para melhorarmos o ensino-aprendizagem e as dificuldades individuais de cada um”, analisou o diretor do Colégio Amapaense.

Para Antônio de Lima, este trabalho mostra a preocupação do Estado e da escola com o estudante. “Queremos promover uma educação de excelência. Nosso desejo é que este aluno seja mais ativo e perceba a sua importância para a sociedade, despertando o protagonismo juvenil”, destacou o diretor.

A coordenadora pedagógica do Colégio Amapaense, Edilene Barbosa, informou que essa avaliação irá acontecer sempre que a escola sentir necessidade. “É ela que nos fornecerá subsídios para que possamos reavaliar o planejamento e as metodologias e até atitude dos professores em sala, propondo estratégias para os alunos que estão com dificuldade de entrar no nivelamento”, explicou.

Após a aplicação das avaliações, os testes serão tabulados pela escola e enviados ao IQE. Os professores de Língua Portuguesa e Matemática receberão a devolutiva com orientações de atividades de nivelamento para aplicar na sala de aula.