Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Gestores são capacitados para gerenciar alimentação nas escolas estaduais

Por: Paula Monteiro - 11/04/2017 - 16:55

Foto: Erich Macias

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizará nesta quarta-feira, 12, o II Encontro de Gestores Escolares para Capacitação em Alimentação Escolar. O evento visa fornecer informações técnicas que garantam a boa administração e o gerenciamento de recursos da merenda escolar. O evento ocorrerá de 8h as 12h e das 14h às 18h, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá.

Na ocasião, serão atualizadas as informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Alimentação Escolar (Nae), da Seed, nas escolas. As responsabilidades dos gestores, como a prestação de contas e suas implicações, além de questões relacionadas à Coordenadoria de Apoio ao Estudante (Caed), também serão tratadas. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo), livro didático e transporte escolar, entre outras demandas, serão pautados na reunião.

O programa Merenda em Foco também será um dos temas do encontro. Criado pelo governo do Amapá, o programa apresenta diversos benefícios para os agricultores, gestores e alunos. Os estudantes ganham alimentação adequada, os pequenos empreendedores e agricultores têm valorização e geração de renda e os diretores passam a ter mais facilidade na prestação de contas. O Merenda em Foco tem o objetivo de facilitar a captação de recursos federais, fomentar o desenvolvimento econômico regional e garantir merenda escolar de qualidade.

O programa busca, ainda, aumentar a arrecadação de recursos federais e fomentar a agricultura e o comércio no Amapá com alimentos produzidos por agricultores familiares de cada município. E, assim, promover o desenvolvimento local, por meio da inclusão social e econômica do homem no campo. A implantação do Merenda em Foco é uma das formas de garantir o direito à merenda escolar com qualidade e sem interrupção de fornecimento nas escolas estaduais.