Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Centro Raimundo Nonato orienta educadores a adaptarem conteúdo aos alunos autistas

Por: Thiago Soeiro - 11/04/2017 - 12:49

Foto: Sem Autor da Midia

O Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, realiza no período de 24 de abril a 23 de maio, o curso Trabalhando o Autismo na Escola: Da Teoria à Prática. O curso é destinado a professores da rede pública estadual e municipal e acadêmicos. Serão ofertadas 120 vagas por turno e terá carga horária de 60h. A inscrição vale um brinquedo educativo e deve ser feita no dia em que começa o curso.

A diretora do Centro Raimundo Nonato, Nilzete Mendes, explicou que a capacitação é realizada pela equipe de formação da instituição e que, desde 2010, vem realizando este trabalho. “O intuito é incentivar a qualificação dos profissionais da educação para atuar dentro da sala de aula com alunos autistas”, destacou.

O curso abordará a parte teórica e a adaptação curricular, que é a maneira como o professor pode melhor adequar os conteúdos para os estudantes. “Vamos apresentar diversas sugestões de como o conteúdo pode ser aplicado pelos educadores em sala de aula, buscando sempre estimular o aprendizado do aluno autista”, adiantou Nilzete Mendes.

Atualmente, o Centro Educacional Raimundo Nonato conta com 364 alunos, sendo que 189 são autistas, destes 39 são meninas e 150 meninos. Ainda não há um levantamento com o número geral de todos os alunos autistas atendidos na rede estadual. Mas, a instituição, trabalha mensalmente oferecendo curso a professores da rede pública para aperfeiçoar a educação inclusiva no Amapá.