Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Pesquisa sobre sábados letivos é prorrogada até 23 de abril

Por: Paula Monteiro - 11/04/2017 - 12:01

Foto: Erich Macias

A consulta pública sobre a funcionalidade dos sábados letivos na rede estadual de ensino foi prorrogada até o dia 23 deste mês. Realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a pesquisa busca o cumprimento dos sábados letivos e, assim, garantir a carga horária mínima no calendário escolar. A enquete está disponível no site www.nte.ap.gov.br.

A medida busca garantir o mínimo de 800 horas e pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar nas unidades, previstos em lei. A pesquisa será direcionada aos responsáveis dos estudantes, alunos, professores, coordenação pedagógica, gestores, além de outros servidores da escola.

A pesquisa conta com perguntas sobre o que se entende por sábado letivo, a opinião sobre ele e, se a realização de aulas neste dia da semana é considerada produtiva. As respostas serão analisadas e servirão para auxiliar a Seed a tomar medidas que garantam que o calendário escolar, seja concluído dentro do planejamento sem prejuízos, especialmente, aos estudantes.

Os sábados letivos são utilizados pelas instituições de ensino com o objetivo de completar a carga horária mínima, prevista em lei. O calendário escolar varia por conta de fatores diversos, tais como: datas comemorativas, greves, problemas na infraestrutura, entre outros, que interferem diretamente no planejamento pedagógico. No entanto, a execução de, no mínimo, 800 horas e pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar nas unidades é obrigatória.

A pesquisa de opinião tem o apoio da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa).